Nunca exija consideração: ou você tem, ou não.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Nunca exija consideração: ou você tem, ou não.



Consideração é a ação de considerar. Todos exigimos e gostamos de receber a consideração alheia. Vários conflitos surgem em ambientes de trabalho, igreja e até na família por reclamações do tipo “você não tem consideração por mim!” e, com isso, mágoas e revanchismos são alimentados. Mas o que é considerar?

No dicionário encontramos alguns significados. Vejamos:

1-                     Olhar(-se), fitar(-se) com atenção e minúcia: considerar é observar QUEM É aquela pessoa e qual papel ela desempenha na sua vida, seja pequeno ou grande. Humilhar alguém é considerá-la inferior ao que realmente ela é para você, e exaltar é atribuir um papel superior ao que de fato ela possui. Ambas as posturas são negativas.

2-                     Respeitar: é a consequência lógica do primeiro passo. Quando olho com atenção e pondero sobre quem aquela pessoa é na minha caminhada, vou tê-la em alta ou baixa consideração. Por favor, entenda: baixa consideração não é algo ruim, não é desrespeitar, mas entender que aquela pessoa tem pouca participação na sua caminhada. Pode ser um vizinho com quem você pouco conversa, ou um familiar que sempre morou longe e você nunca conheceu. Enfim, considerar pouco não é respeitar pouco, mas entender os papéis que cada um desempenham na sua história.

Dito isto, precisamos ter algo muito fixo na mente: consideração não pode ser exigida, ou você a tem da maneira correta, ou não! Por quê? Simples: a consideração correta (ou errada) que a pessoa vai ter de você é fruto de uma reflexão que ela própria já fez, e você não pode interferir nesse processo. Por vezes julgamos exercer um papel significativo na vida de alguém, mas esse alguém não enxerga da mesma forma. Isso é o centro da maioria dos conflitos.

Nossas expectativas quanto ao que consideramos ser nosso papel na vida alheia são frustradas quando o outro, após refletir sobre nós, decide nos dar pouca consideração. Isso machuca. Somos feridos por essa decisão do outro. Achamos que merecemos mais e, geralmente, ligamos um sistema de defesa infantil do tipo “é, eu nem ligo mesmo!”, mas só que ligamos sim, e muito, afinal, temos aquela pessoa em alta consideração.

Porém, nunca exija isso. Se você acha que merece, mas não tem a alta consideração do outro. Não exija. É difícil, eu sei. Muito difícil mesmo, mas a verdadeira consideração nunca nasce de exigência, mas de reflexões espontâneas do próximo e quando isso não acontece, vamos entender que nosso papel ainda não é significativo para o outro e, ainda que isso doa, nos amadurece em muita coisa.

Em Cristo,
Thiago Holanda.
27/02/2018.

0 comentários :

Postar um comentário