A verdadeira admiração é míope

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

A verdadeira admiração é míope


Todos nós, em alguma medida, admiramos e somos admirados. Minha vocação é o ensino e amo o que faço. Deus, pela sua graça, tem aberto portas para que eu possa usar o meu dom em diversos lugares além da minha igreja local, e tem sido bondoso comigo no momento do ensino em algumas escolas missionárias onde sou professor voluntário.

É maravilhoso ver o Espírito Santo me ajudando a clarificar alguns assuntos para jovens iniciantes na fé. Por conta disso, alguns alunos têm me procurado ao final dessas aulas para agradecer pelo momento de aprendizado, alguns me adicionam no Facebook, outros me convidam para ministrar em suas igrejas e, inclusive, tem aqueles que se tornam bons amigos. Por favor, não pense que estou me gabando de nada, não é isso. Preciso chegar a ideia central desse texto e quero me usar como exemplo. Então, não veja vanglória em minhas palavras...

Enfim, é interessante perceber como todos nós gostamos de admirar figuras distantes da nossa realidade. Pessoas que não convivem conosco, logo não nos maltratam com suas fraquezas e não nos ferem com suas palavras (pela simples falta de oportunidade), mas tornam-se alvo de nossa sincera admiração sem ponderarmos se, de fato, são merecedoras disso. Talvez seja por isso que os gurus façam tanto sucesso mundo afora.

“O que é um guru?”, você pergunta.

Guru é um especialista em alguma coisa (marketing, gestão, finanças, crescimento de igrejas, etc), que vem de longe e tem todas as soluções que precisamos na palma da mão. Ah, é importante que ele venha de longe, pois se fosse um próximo perceberiamos que não é guru de nada. Os gurus sempre sabe “de tudo”, ainda que não possam atestar isso, afinal, nunca sabemos nada sobre eles.

O fato é que a verdadeira admiração é míope. Só é válida se nos ver bem de perto e contemplar toda nossa fraqueza e insignificância. Somos verdadeiramente admirados por aqueles que já presenciaram vários dos nossos tombos e, ainda assim, conseguem enxergar a graça do Altíssimo operando em nós e através de nós.

Se tem alguém do seu lado que depois de ver muitos dos seus fracassos, ainda consegue olhar pra você e admirar quem você é, acredite: essa admiração é realmente importante. De nada valeria a admiração dos meus breves alunos de escolas missionárias se eu não tivesse a admiração dos jovens da minha igreja, que já presenciaram momentos ruins do meu ministério, e de nada valeria a admiração dos meus jovens se eu não tivesse a da minha esposa, que já conheceu as piores versões de mim mesmo.

Oro pra que Deus me ensine a valorizar os que estão próximos a mim, vendo Cristo em seus tombos e levantes, assim como outros possam continuar vendo o mesmo em mim.


Em Cristo,
Thiago Holanda
13/02/2018.


OBSERVAÇÃO: Miopia é uma condição do olho caracterizada por má visão à distância, fazendo com que os objetos distantes sejam vistos desfocados, enquanto que os objetos próximos parecem normais.

0 comentários :

Postar um comentário