Entregue seus planos (Tiago 4.14-17)

domingo, 12 de novembro de 2017

Entregue seus planos (Tiago 4.14-17)


Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo". Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna. Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado. (Tiago 4:14-17)

Tiago é uma epístola muito provocativa. Lutero não gostava muito dela. Por que? Bem, basta dizer que ela é uma claro desafio aos “acomodados na fé”. Tiago desafia todo o senso comum cristão (ele faz isso até hoje) ao declarar que “a fé sem obras é morta” e que a “verdadeira religião” está na prática da piedade, especialmente com o próximo. Isso fere muitos cristãos preguiçosos.

Na passagem acima encontramos um trecho bem interessante. O que Tiago quer nos passar? Para responder tal pergunta devemos dar uma olhada no contexto anterior e posterior da passagem. No começo do capítulo 4, o autor fará exortações diversas, tais como contra contenda entre irmãos (4.1-10), maledicência (4.11,12). No começo do capítulo 5, ele repreenderá aqueles que adquirem e empregam as riquezas de forma corrupta. Parece-nos que estava direcionando sua fala para pessoas abastadas que, pelo que vemos em outros trechos do livro, gostavam de se gabar por possuírem status econômico.

Exploremos o trecho com mais detalhes:

(14)  Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.

Que é a sua vida?”. Essa é uma pergunta muito significativa. É possível respondê-la? Tiago responde por nós: é insignificante. Somos peregrinos nessa terra, pois estamos aqui somente de passagem. A neblina é um fenômeno que geralmente ocorre entre a madrugada e o período da manhã, com a condensação da água que cai no solo, especialmente por conta da chuva. Elas costumam aparecer e desaparecer em pouco tempo. Assim somos nós. Nossa vida passa muito rapidamente e somos lembrados disso pela palavra de Deus. Portanto, a vida é curta e incerta. Nós não conhecemos o futuro. O único ser que conhece todo o passado, presente e futuro é o Senhor Deus e por isso Tiago vai deixar muito claro no versículo 15 que…

(15)  Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo".

Se o Senhor quiser…” – ou seja, devemos viver cada minuto da nossa vida lembrando que a vontade do Senhor é soberada. Ele tem o controle de tudo em suas mãos e nada foge dos seus direcionamentos. Hernandes Dias Lopes diz que “precisamos entender que mesmo que as coisas fujam do nosso controle, elas continuam rigorosamente sob o controle de Deus. Ele governa os céus e a terra e também os destinos das nossas vidas!”. Isso quer dizer que não devemos traçar planos? Não! Isso quer dizer que nossos planos devem estar alinhados com a vontade de Deus, e quando ele negar nossos planos, devemos nos sujeitarmos a isso. O que é condenado aqui não é o “traçar planos”, mas viver de tal maneira que a vontade de Deus não é considerada. Quando foi a última vez que oramos antes de tomar uma decisão importante? Quando foi que oramos em busca de direcionamentos sobre qual curso universitário vamos fazer? Oro para saber para qual empresa devo enviar meu currículo? Ou sobre que tipo de carro vamos comprar? Viver a vida sem considerar o direcionamento de Deus é INCREDULIDADE.

(16)  Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna.

Tiago está condenando todos aqueles que confiam em seus próprios recursos, ou seja, desprezam a lei divina porque acham que são autossuficientes. Toda “vanglória” é maligna, pois só Deus pode ser glorificado e não passamos de seres insignificantes como a neblina. Vários homens no passado declararam não precisavam de Deus e aprenderam a lição da pior maneira possível. No dia 31 de Maio de 1911 foi lançado ao mundo o “Titanic”, o maior navio construído até então. Um dos funcionários da “White Star Line” declarou aos jornais da época: “Nem Deus afunda esse navio!” e o resto da história é conhecida. Tancredo Neves, primeiro presidente eleito depois do governo militar, declarou que nem Deus o tirava da presidência da República. Contudo, adoeceu gravemente na véspera de sua posse e não chegou a assumir o cargo, falecendo semanas depois.

Devemos ser totalmentes dependentes de Deus, em cada área da nossa vida, nunca confiando em nossa capacidade ou nos recursos que possuímos, mas sabendo que Deus é o nosso sustentador. Ainda que nós mesmos ou todos os nossos recursos venham a falhar, ELE JAMAIS FALHARÁ!

(17)  Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.

Tiago encerra sua argumentação de forma bem simples: vocês sabem que precisam fazer tudo sob o comando de Deus e não agir dessa forma é pecado. Tiago estava escrevendo para crentes, pessoas que conheciam o evangelho e entendiam o significado de ser discípulo, contudo não estavam vivendo de tal forma. Crentes assim nos remetem a parábola do servo que “conheceu a vontade do seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo sua vontade” (Lucas 12.47).

Nós que nascemos de novo, experimentamos a graça de Deus, somos indesculpáveis diante Dele. Quais dos nossos planos ainda não estão debaixo da vontade de Deus? Quais áreas da nossa vida estão debaixo do pecado por ainda não as entregarmos para o bom Deus?

Que o Senhor possa perdoar toda nossa incredulidade.

Em Cristo,
Thiago Holanda
12/11/2017
















0 comentários :

Postar um comentário