Filhos ou Bastardos?

quinta-feira, 1 de março de 2018

Filhos ou Bastardos?



Todos já ouviram o seguinte dizer: "Eu também sou filho de Deus", ou então "Fulano de tal também é filho de Deus". Mas, o que de fato nos torna filhos de Deus? Será que, realmente, todos podem reivindicar essa filiação? A Bíblia nos mostra que nem todas as pessoas são filhas do Criador, pois existem algumas condições básicas a serem cumpridas para conseguirmos essa posição e a mais fundamental delas está em João 1.12, que diz: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome". Assim, o primeiro passo para se tornar membro da família de Deus é receber a Jesus como salvador.

Entretanto, essa não é a única condição para que façamos parte da família de Deus, em Hebreus 12.8 há uma passagem muito interessante sobre o assunto:

"Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos." 

Essa passagem nos mostra a importância da disciplina (exortação) de Deus. Quando cremos em Cristo, devemos entregar o controle de nossas vidas a Ele, não tomemos decisões baseadas em nossa própria vontade, mas na vontade do nosso Pai ou, nas palavras do Apóstolo Paulo: "vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim" (Gl 2.20b). Ora, como todo pai que ama, Deus nos corrige de nossos erros, às vezes pelo amor, às vezes pela dor.

Infelizmente nossa natureza pecaminosa e persistentemente maligna exige que o Senhor precise ser duro conosco, nos mostrando que precisamos tomar a direção que ELE quer!


É fato que aceitar exortações de Deus não é nada fácil, pois fere nosso orgulho e nos lembra o quão pequenos e frágeis somos. Nossa atitude nessas circunstâncias é fundamental: devemos reconhecer nosso erro e agradecer a Deus pela sua disciplina, pois nos mostra o quanto Ele nos ama (Hebreus 12.6). É triste, porém, ver que tantos não reconhecem isso, e culpam outros por seus infortúnios, geralmente apontando como alvos suas igrejas, seus irmãos em Cristo, família e, em alguns casos extremos, culpam o próprio Deus, esquecendo-se de que suas próprias escolhas trouxeram seus problemas. A Palavra do Senhor nos diz, no versículo citado no parágrafo anterior, que se agirmos com ingratidão diante dos ensinamentos do Pai, perdemos nossa condição de filhos e nos tornamos meros bastardos (filhos indesejados ou degenerados).

Devemos ter em mente que a vida cristã é um processo contínuo de mudança e amadurecimento. Deus sempre está nos moldando, com o objetivo de nos tornar servos mais humildes.

Certa feita vi uma frase que chamou a minha atenção: "A maior evidência de que Cristo transformou sua vida é que Ele ainda continua transformando, e se ele não continua transformando, então provavelmente essa transformação nunca existiu!" Resta-nos receber tudo que vem de Deus com amor, ainda que isso venha a ferir nosso orgulho ou nos trazer um passageiro sofrimento, nossa fé deve acreditar que tudo faz parte do maravilhoso plano de Deus para nossas vidas. 


Em Cristo,

Thiago Holanda

07/10/2011.

0 comentários :

Postar um comentário