A lealdade de Itai (2 Samuel 15.19-22)

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

A lealdade de Itai (2 Samuel 15.19-22)



Uma vez ouvi um provérbio popular bem interessante que dizia: “Quer conhecer um homem? Dê-lhe poder. Quer conhecer os verdadeiros amigos de um homem? Tire-o do poder!”. A infelicidade trás consigo o mérito de revelar quem são os nossos verdadeiros amigos, e os homens mais sábios do mundo já deram prova disso (Provérbios 17.17).

Um homem cuja história muito nos ensina a esse respeito é Itai, um personagem bíblico que aparece muito rapidamente na história de Israel, mas que demonstra um caráter forte e real integridade. Ele era Geteu[1] e havia apoiado a ascenção de Davi ao trono de Israel, seu nome significa “comigo”[2], e não temos muitas informações além dessas. Vamos ao contexto do seu aparecimento.

Absalão fora perdoado por Davi da morte de Amnom e volta para Jerusalém. Depois de 2 anos, é autorizado a encontrar-se com seu pai e então começa uma campanha silenciosa e mortal para usurpar o trono. Quando consegue concretizar o levante, Absalão surpreende Davi e o faz fugir vergonhosamente de Jerusalém. É nesse contexto que a Bíblia narra a seguinte cena:

O rei disse então a Itai, de Gate: "Por que você está indo conosco? Volte e fique com o novo rei, pois você é estrangeiro, um exilado de sua terra. Faz pouco tempo que você chegou. Como eu poderia fazê-lo acompanhar-me? Volte e leve consigo os seus irmãos. Que o Senhor o trate com bondade e fidelidade! " Itai, contudo, respondeu ao rei: "Juro pelo nome do Senhor e por tua vida que onde quer que o rei, meu senhor, esteja, ali estará o seu servo, para viver ou para morrer! " Então Davi disse a Itai: "Está bem, pode ir adiante". E Itai, o giteu, marchou, com todos os seus soldados e com as famílias que estavam com ele. (2 Samuel 15:19-22, NVI)

Note que Davi não exigiu que Itai fizesse a difícil escolha de seguí-lo. Sim, era uma escolha difícil, pois esse episódio marca o início de uma guerra sangrenta entre Davi e Absalão. Tomar partido por Davi era uma escolha que tornaria qualquer um imediamente inimigo de Absalão. Davi o dispensou disso e ainda lembrou: “você é estrangeiro aqui, não tem obrigação legal de ser fiel ao meu reinado!”. Contudo, a resposta de Itai é impressionante: “Seguirei-te para viver ou para morrer!”. Que amizade! Que fidelidade! Imagino o alento que veio ao coração de Davi naquele momento de tanta angústia. “Ainda tenho amigos!”, talvez seja isso o que ele tenha pensado.

A fidelidade de Itai foi recompensada no futuro. Quando venceu a guerra contra Absalão e recuperou o trono, Davi o nomeou comandante de um terço de seu exército (2 Samuel 18.2,5,12). Não sabemos muito sobre o que aconteceu com ele depois desses acontecimentos.

O que podemos aprender com Itai? Além do precioso exemplo de amizade e fidelidade, vemos uma ligação simbólica entre a relação dele com o Rei Davi e a nossa com Cristo, o Rei dos reis. Itai era um exilado que viu o rei que o “adotou” ser desprezado e escurraçado do seu próprio reino por homens ímpios. Contudo, Itai confiava em seu rei e mesmo sabendo que o futuro poderia ser doloroso pelos próximos meses de guerra, o seu rei retornaria ao trono vitorioso. Itai somos cada um de nós. Nosso rei foi desprezado pelo mundo e sua mensagem foi ridicularizada. Homens impiedosos o massacraram e tentaram frustrar seus planos, contudo, ele venceu! Sim, Jesus venceu! A vitória já foi alcançada. Porém, ainda vivemos temporariamente como exilados enquanto nosso Rei não encerra todas as coisas. Ainda enfrentamos sofrimentos nessa terra e nossa vida carregará fardos dolorosos. Enfim, aguardamos confiadamente que o Rei voltará pra nos levar de volta pra casa e então todos o verão assentado em seu trono manjestoso.

A lição de Itai nos ensina sobre amizade e fidelidade ao próximo em momentos de angústia, mas também nos mostra que devemos permanecer fiéis ao Rei dos reis, custe o que custar, pois Ele já venceu a guerra!


Em Cristo,
Thiago Holanda.
19/02/2018.





[1] Geteus eram soldados mercenários de Gate. Ou seja, filisteus. Haviam apoiado e se juntado a Davi.
[2] De acordo com o “Brown-Driver-Briggs'  Hebrew Definitions”

11 comentários :

  1. Parabéns Thiago Holanda. Excelente texto. A fidelidade é realmente um dos maiores valores que podemos praticar. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Nesta manhã, consegui mergulhar nos horizontes desta mensagem. Foi muito edificante,glorias ao REIs dos reis

    ResponderExcluir
  3. Uma das melhores mensagens para o.nosso elevo espiritual

    ResponderExcluir
  4. Deus seja louvado pela emocionante e bela mensagem.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns linda mensagem, hoje eu aprendo mais e serei fiel ao meu Senhor e Salvador Jesus Cristo.
    Deus abençoe grandemente sua vida...
    Mensagem maravilhosa...

    ResponderExcluir
  6. Essa sua mensagem foi realmente iluminada pelo Espírito Santo. O Senhor nos prova se realmente queremos mergulhar cada vez mais nos seus caminhos. Até através de um personagem mencionado em um pequeno trecho Deus nos dá revelação quando nos dispomos a cavar seus tesouros. Que o SENHOR continue a te abençoar e a te usar como seu instrumento.

    ResponderExcluir
  7. Belíssimo texto, ensinamentos que realmente nos inspiram acreditar nesse Deus e senhor de nossas vidas. Deus abençoe e obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Precisamos ter atitudes iguais a Itai, permanecendo fiel ao nosso REI, fujamos das migalhas temporárias que o mundo nos oferece, não importa o problema, no final a batalha será vencida por aquele que subiu no madeiro.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, querido irmão, por se dedicar a escrever palavras tão edificantes, que me ajudaram muito nesta manhã. Louvado seja Deus!

    ResponderExcluir
  10. Meus parabéns muito bom abriu um lek na minha mente

    ResponderExcluir