Faça sua lista de amigos com caneta, e não use corretivo!

domingo, 28 de janeiro de 2018

Faça sua lista de amigos com caneta, e não use corretivo!


Recentemente vi um conhecido publicando essa imagem ao lado em uma rede social e confesso que fiquei intrigado e imediatamente discordei da mensagem transmitida. Isso me levou à refletir no conceito que as pessoas têm de amizade e como geralmente tratamos esse presente (de Deus) de maneira tão supérflua. Vamos a algumas considerações:

a)   O que é um amigo? A Bíblia diz que um amigo serve para qualquer momento, inclusive na adversidade (Pv 17.17). Sempre estará presente para nos ajudar e muitas vezes tem mais proximidade conosco do que um familiar distante (Pv 27.10). Amigo é aquele que nos repreende em sinceridade e faz isso por amor (Pv 27.5). Amigos devem curar-se mutuamente, motivando qualidades e freando defeitos um do outro (Pv 27.17). Numa amizade verdadeira, sempre seremos médicos e pacientes ao mesmo tempo. A gente sempre fica parecido com nossos amigos, pois a convivência faz a gente “pegar” muita coisa um do outro (Pv 13.20). C.S Lewis vai dizer que a verdadeira amizade não é construída com base na semelhança de personalidade, mas da igualdade de propósitos: “Só podem ser amigos aqueles que caminham para o mesmo destino.” Dito isto, a conclusão lógica é que a amizade é uma relação intensa e duradoura, que não se conquista em pouco tempo e muito menos se perde assim tão facilmente. Aquele que acha que deve escrever a lista de amigos a lápis, a fim de apagar na primeira crise que enfrentar, deve saber que na verdade não tem amigo nenhum nessa lista, pois os reais amigos são companheiros nas mais difíceis circunstâncias. Essa é a essência da amizade.

b)  Toda amizade deve passar pelo teste do tempo. Já dizia um sábio [1]: “O tempo é o senhor de tudo e Deus é o Senhor do tempo.” Depois do próprio Soberano, o tempo é o melhor professor que dispomos. Amigos se constroem com o tempo. Não acredito que alguém que apareceu na nossa vida há pouco tempo já possa ser considerado um “amigo para todas as horas”. Muitas crises deverão ser vividas e superadas, e a confiança é como um pilar, que pode suportar grandes estruturas, mas que se não for construído com materiais usados na medida certa, pode sofrer danos irreversíveis. Contudo, é interessante notar que algumas amizades não se mantém pela proximidade, mas pelo amor mútuo, que não aumenta ou diminui por estar perto ou longe, mas é auto-alimentanda pela própria decisão de amar. Isso significa que algumas pessoas serão nossas amigas para sempre, mas só estarão perto de nós durante uma fase específica da vida. Depois disso, Deus levará ambos para caminhos diferentes segundo Seus propósitos, restando-nos a sabedoria de aceitar e entender que há tempo para tudo. Costumo olhar para trás e ver algumas pessoas que Deus me deu e depois levou para longe, e hoje entendo que o tempo destas pessoas comigo teve de acabar para que essas pessoas pudessem viver a mesma fase na vida de outras. Como alguém que está aprendendo muito lentamente a ser grato, eu tenho que imitar à Jó e dizer: “Deus deu, Deus levou, louvado seja o nome do Senhor!” 

c)   Descobrir a superficialidade de uma amizade revela o quanto nós precisamos escolher melhor. Quando vi a mensagem motivadora deste texto na postagem do meu colega, não resisti e comentei o quanto eu discordava dessa visão superficial de amizade. Para se defender, ele comentou algo como: “Cara, tem muita gente falsa por aí, é difícil alguém ser amigo de verdade!”. Concordo com a primeira parte, existe muita gente falsa se passando por amiga. Porém, nós é quem abrimos a porta do nosso coração para deixar os outros entrarem e se nossos critérios são poucos ou mesmo superficiais, só posso dizer uma coisa: se você deixou algum falso amigo entrar em sua vida, a culpa é sua também! Nós devemos ser criteriosos e maduros antes de considerar alguém como amigo para todas as horas, para que possamos ter a certeza de que escreveremos o nome de caneta, e não precisaremos jamais passar um corretivo!


Que Deus nos ajude a termos e sermos bons amigos!

Em Cristo,
Thiago Holanda
27/01/2018.




[1]  Não sei quem é o autor original dessa frase, mas a ouvi pela primeira vez numa entrevista que fizeram com o Zé Bruno, vocalista da Banda Resgate.

Um comentário :

  1. Amigo, seu texto foi gratificante em minha alma! Que Deus o abençoe mais e continue com pensamentos enriquecedor.

    ResponderExcluir