O que é o Batismo nas Águas?

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

O que é o Batismo nas Águas?



Observação: O presente texto foi desenvolvido para ser um mini-curso intensivo para candidatos ao batismo em minha denominação, por isso possui um formato diferenciado dos demais textos do blog.

INTRODUÇÃO

Ao ser levado aos céus, o Senhor Jesus nos deixou algumas ordenanças importantes, que devem ser cumpridas tanto pelo cristão (individualmente), como por toda a igreja.
Dentre essas ordenanças, considera-se de grande importância o Batismo nas Águas e a Ceia do Senhor, que são as duas ordenanças aceitas pela igreja evangélica em todo o mundo. A tradição católica romana trabalha com o conceito de sacramentos[1] e, além destes dois, também instituiu outros cinco[2], mas que não possuem base na Palavra de Deus.

O QUE É O BATISMO?

A principal ordem para o batismo está contida na Grande Comissão (Mt 28.19) e todos concordam que esse sacramento está conectado com o começo da vida cristã. O próprio Cristo experimentou o batismo nas águas, por ocasião do seu encontro com João, o batista (Mt 3.13-17), que proclamava o descer as águas como sinal de arrependimento pelos pecados e como a vinda do Reino de Deus. Sobre esse episódio importante na vida de Cristo, Franklin Ferreira[3] nos diz: “Jesus foi batizado por João para inaugurar a vinda da nova criação, para se identificar com o povo que viera livrar do pecado (Mt 3.15) e como consagração pública ao Pai para seu trabalho de salvação (Mt 3.17), fazendo de João o seu precursor, ordenado por Deus (Lc 7.24; Ml 3.1)”

TEXTOS BÍBLICOS DE SUPORTE

UMA REPRESENTAÇÃO PÚBLICA DA FÉ CONFESSADA: 1 Pedro 3:21 - Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;”
F Esse versículo nos ensina que o Batismo é um símbolo, e que não tem efeito no ‘despojamento da imundícia da carne’, mas que é uma ‘figura’ do que acontece internamente na vida do crente. Para facilitar a sua compreensão, veja o mesmo versículo traduzido pela Nova Bíblia Viva: “Isso, aliás, é o que o Batismo retrata para nós: No batismo mostramos que fomos salvos da morte e da condenação pela ressurreição de Cristo, não porque nossos corpos são purificados pela lavagem com água, mas porque, ao ser batizados, estamos nos voltando para Deus e pedindo que ele purifique nossos corações do pecado.” Ou seja, somos batizados PORQUE fomos perdoados, e não PARA sermos perdoados. Isso é posto, também, em Atos 2.38, quando Pedro diz que, primeiro, devemos nos “arrepender” e cada um ser batizado.

BATISMO E NOVO NASCIMENTO: João 3:5 – “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.”
‘nascer da água’ tem conotação de purificação. Esse verso NÃO significa que o batismo tem poder de purificar a pessoa, pois entraria em contradição com a passagem explicada no item 3.1. O que Jesus está dizendo é que a água, no batismo, simboliza a purificação dos pecados JÁ EFETUADA na vida do crente, de forma que somente por meio dessa purificação é que a salvação se efetua.

BATISMO E ANTIGA ALIANÇA: Colossenses 2:11,12 – No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, pela circuncisão de Cristo; sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.”
Encontramos aqui uma clara ligação entre circuncisão (Antiga Aliança) e o Batismo (Nova Aliança). Paulo está fazendo referência ao novo símbolo, instituído por Deus, para demonstrar o pacto com seu povo. Veja que o apóstolo usa a expressão “sepultados com ele”, ou seja, batismo simboliza a morte do crente para si mesmo e o começo de sua vida com Cristo. Ideia semelhante é mostrada em Romano 6.4: “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” Portanto, ao descermos as águas estamos mostrando uma forte associação com Cristo, tanto na morte, como na ressurreição.

O TEMPO DE FÉ É REQUISITO PARA O BATISMO?: Atos 8:36,37 - E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
 Não existe um tempo fixado para o crente se batizar. Note que o versículo acima narra o batismo de um eunuco logo após sua conversão. Contudo, vale observar que, diante de um contexto em que muitos entram na igreja sem a verdadeira conversão, é recomendável que a liderança da igreja institua ou sugira um tempo de observação entre a possível conversão e o batismo. Além disso, vale salientar que a passagem de Atos nos dá o critério mais importante para uma pessoa que deseja o batismo: crer em Cristo de todo coração. É por esse motivo que não se devem batizar crianças recém-nascidas, como é prática comum de algumas igrejas.

Coríntios 15:29 - Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?
Quase ao norte de Corinto havia uma cidade chamada Eleusis. Este era o local onde os seguidores de uma religião pagã praticavam o batismo no mar a fim de garantir uma boa vida após a morte. Acredita-se que, essa prática tenha se infiltrado na igreja da cidade. Ou seja, na tentativa de salvar parentes que morreram sem Cristo, os crentes faziam batismo por procuração, ou seja, batizavam alguém em vida para salvar alguém morto. Evidentemente, esse costume não possui suporte nas escrituras.[4]

O QUE NÃO É BATISMO!

Não é a salvação/regeneração: o crente não é salvo no momento do batismo, mas antes dele. Como visto, o batismo é um símbolo de uma salvação efetuada anteriormente. Portanto, não pode ser imposto a outra pessoa como forma de compromisso religioso obrigatório, mas deve ser um ato de fé voluntário.

Não é revestimento de poder: por ser um símbolo, não possui poder algum por si só, mas o Espírito Santo, que já habita no crente salvo, é quem opera poderosamente na vida dos filhos de Deus. Batizar-se para ficar espiritualmente fortalecido é um erro comum de muitos cristãos.

Não é opcional: O batismo não é determinante para a salvação de uma pessoa. O ladrão ao lado de Cristo na cruz (Lucas 23.39-40) não foi batizado e Jesus o salvou. Contudo, havendo condições e tempo hábil para o batismo, o cristão deve se batizar.

Para reflexão: Batismo é o chamado e a entrada no discipulado. Não é a oferta do ser humano, mas uma oferta de Jesus Cristo. (Dietrich Bonhoeffer)




[1] No site católico Canção Nova, sacramento significa: “Sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, por meio dos quais nos é dispensada a vida divina. Os ritos    Ou seja, segundo o conceito católico, o batismo, bem como os demais sacramentos, tem poder de operação por si só.

[2] São eles: confirmação, penitência, ordenação, matrimônio e a extrema-unção.

[3] Franklin Ferreira. Teologia Sistemática. Vida Nova, 2014.
[4] Vale lembrar que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons) ainda adota a prática de batismo pelos mortos!

0 comentários :

Postar um comentário