Obediência e amor a Deus.

sábado, 23 de abril de 2016

Obediência e amor a Deus.



Certa vez eu estava inquieto com o comportamento de uma moça que havia conhecido recentemente. Ela professava a fé cristã, mas suas atitudes mostravam uma vida distante de Deus. Para não efetuar julgamentos precipitados, questionei a uma amiga em comum sobre a vida dessa moça e recebi a seguinte resposta: “Olha Thiago, ela ama muito a Deus, sabe? Mas não consegue deixar o estilo de vida que tem...”. Confesso que essa frase ficou martelando na minha cabeça: “Isso é possível? Amar a Deus e viver longe dele?”, eu questionava.
Abri a Bíblia e fui guiado ao texto de 1 João 2.3-6, que diz:

E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.

Notei, então, que a amiga que havia me respondido, provavelmente, não conhecia o ensino desse texto e as verdades profundas que ele nos traz sobre obediência.
O livro de 1 João nos ensina sobre os sinais internos e externos presentes na vida daqueles que são salvos, tais como: o entendimento correto da pessoa de Cristo (1.1-4; 1.5-2.2), a comunhão com os demais membros do corpo (2.7-11) e a obediência.
Veja que no versículo 3 o apóstolo João nos dá três verbos importantes: “sabemos”, “conhecemos” e “guardarmos”, usados nos sentido de confiança, intimidade e obediência, respectivamente. Assim, poderíamos parafrasear esse versículo da seguinte forma: podemos confiar que temos intimidade com Deus quando o obedecemos.
A obediência é um sinal externo de nossa salvação. Entenda: fomos alcançados pela graça, então cremos e, por isso, o amamos através da obediência a Ele. Não há como amar o Senhor e viver de forma desobediente.
Contudo, devemos lembrar que nossa obediência será sempre imperfeita. O apóstolo evoca essa ideia no verso 5, quando diz: “verdadeiramente aperfeiçoado”.  Isso nos mostra que o processo de obediência na vida do cristão está sempre em andamento. As vezes vai falhar, mas a direção geral sempre será pra cima. O aperfeiçoamento a obediência a Deus é mais parecido com um procedimento cirúrgico lento e doloroso do que uma amputação completa com anestesia.
Por fim, no versículo 6, João nos dá o padrão de obediência: Cristo. Devemos andar como ele andou, seguir seus passos. Não andar segundo líderes tão imperfeitos quanto nós (não deixando, é claro, de agradecê-los pela valorosa influência), mas olhar sempre para o perfeito exemplo do verbo vivo revelado nas Escrituras.
Você, querido leitor, pode estar reagindo de duas formas a esse texto: com alegria, pelo sinal externo, em conformidade com os internos, da sua vida que te dão maior segurança da sua salvação; ou com tristeza, pelo contrário. Se este último for o seu caso, ore e peça a Deus que o conceda misericórdia. Reconheça sua posição de pecador e clame por salvação. Cristo chama você ao arrependimento e a uma vida de obediência.

Em Cristo,

Thiago Holanda.

Um comentário :