Entregue seus pensamentos!

terça-feira, 19 de abril de 2016

Entregue seus pensamentos!



Nossos pensamentos exercem influências significativas em nossa vida, mais visíveis do que imaginamos, pois costumam ser percebidos por outros quando exteriorizados através de ações (voluntárias ou involuntárias), revelando, assim, nossas intenções.
A mente humana é uma campo de batalha que precisa ser conquistado. Quando Cristo nos resgatou, mudou a nossa mente e nos fez entender o sacrifício salvífico de Jesus. Contudo, muitas fortalezas de pecado ainda fazem morada e precisam ser destruídas. Paulo exemplifica isso em 2 Coríntios 10.5, quando afirma que precisamos levar todo nosso pensamento (entendimento) cativo à obediência em Cristo. A forma como minha mente recebe, processa e envia informações precisa estar em conformidade com a mente do Senhor. É uma guerra difícil de ser travada, mas o preço de uma vida com Cristo deve suportar o peso da cruz (Marcos 8.34).
Em Filipenses 4.8, Paulo diz: “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” Como conseguir pensar somente nessas coisas? Será que Paulo estava nos recomendando algo impossível? De fato, pensar com exclusividade em coisas sãs é um exercício mental que exige muito de nós, mas como discípulos de Cristo precisamos perseguir esse alvo. Abaixo, seguem algumas recomendações de como podemos trabalhar em nossos pensamentos:

a)      “Mate” o advogado que há dentro de você: todos somos constrangidos, frequentemente, pelo Espírito Santo acerca de mudanças necessárias em nossa vida, contudo, gostamos da auto justificação, dando “desculpas” por erros e vícios. Evitemos isso!
b)      Confesse pecados e nomeio-os: gostamos de pedir perdão de forma generalizada por nossos pecados, mas que tal “dar nome aos bois”? Isso nos faz mais sinceros diante de Deus e de nós mesmos.
c)      Pregue o evangelho a si mesmo: fale continuamente consigo mesmo, lembrando do quão pecador você é e que precisa, com urgência, da graça de Deus.
d)     Evite se contaminar com o que lembra o pecado: se músicas, filmes, amizades ou qualquer outra circunstâncias, pessoas ou lugares o “ajudam” a pecar, evite tais contaminações! Nossa carne milita continuamente contra o Espírito (Gálatas 5.17), não há trégua, precisamos ser vigilantes!

Que possamos nos entregar a Deus de forma completa (1 Tessalonicenses 5.23), confiando que aquele que começou a boa obra em nós, há de aperfeiçoá-la! (Filipenses 1.6).


Em Cristo,

Thiago Holanda.

Um comentário :