Dicas para uma aula relevante na sua Escola Bíblica

sábado, 24 de março de 2018

Dicas para uma aula relevante na sua Escola Bíblica




Paulo disse que os vocacionados para o ensino devem dedicar-se a essa valorosa tarefa. Você provavelmente deve amar o ministério do ensino e talvez seja por isso que você esbarrou nesse artigo. Contudo, ensinar tem exigido cada vez mais dos professores por dois motivos: primeiro, o crescimento geral do nível de escolaridade da população, especialmente entre os mais jovens; segundo, pelo volume massivo de informações disponível em sites e livros que, por um lado é bom (veremos isso mais a frente), mas por outro lado nos obriga a gastar tempo na filtragem de materiais de pesquisa.
Pensando nisso, nós professores precisamos ter um planejamento de ensino adequado a essas novas demandas, algo FUNDAMENTAL para a saúde da igreja. Por isso, gostaria de dar algumas dicas que considero importantes para o bom andamento do ensino na sua sala:
1) Seja antecipado: adquira o material do período curricular, geralmente trimestral, com bastante antecedência. As editoras denominacionais costumam construir a matriz curricular para o ano inteiro e já colocam as revistas para a aquisição bem antes do período. É bom sempre estar adiantado, especialmente quando há temas complexos, que com apenas uma semana de estudo (entre os domingos) não é possível elaborar uma aula relevante.
2) Use material complementar: no primeiro parágrafo falei que o aumento dos meios de acesso a informações tem um aspecto positivo. Me refiro a esse ponto. Hoje não temos desculpas para não usar leituras adicionais, ou mesmo fazer cursos com outros professores por meio de vídeo-aulas no YouTube, por exemplo. Há uma imensidão de informações disponíveis para pesquisa complementar e devemos fazer uso das mesmas.
3) Elabore um esboço e, se possível, disponibilize-o aos alunos: planejar a aula por escrito por meio de um roteiro é tão importante quanto fazer o mesmo para uma pregação. Escrever o esboço da aula apresenta uma série de vantagens para o professor, e, se ele organizar esse plano de maneira apresentável, poderá servir de material complementar para o aluno.
4) Faça revisão do conteúdo: um dia antes da sua aula não é o momento da preparação, mas da revisão. Ou seja, é hora de reler seu esboço e relembrar das conexões entre os pontos da aula, tentando encontrar alguma incoerência ou conceito mal apresentado. Não fuja disso. Sei que muitos de nós, depois de prepararmos a aula inteira, preferimos ir para outras atividades e só voltar aquele assunto no dia da apresentação, mas revisar é fundamental para a segurança do professor em sala de aula.
5) Faça atividades de fixação: no final da aula, procure métodos ou exercícios de fixação. Não me refiro a questões abertas e bobas sobre o conteúdo da aula, mas atividades em que o aluno possa interagir com aquilo que ele acabou de aprender. Pode ir desde a desafiá-los a ir a frente e apresentar, com suas próprias palavras, o conceito aprendido, até o convite para elaborar um pequeno texto sobre aquele assunto, quem sabe valendo algum tipo de premiação para os que cumprirem a tarefa.
O “Cone da Aprendizagem” (imagem abaixo) foi desenvolvido por William Glasser e traz uma verdade bem interessante: quanto maior a interação do aluno com o conteúdo, maior a absorção. Assim, atividades mais passivas, tais como ler, ouvir e ver imagens, costumam ser menos produtivas do que outras como escrever e falar.


Meu desejo é que nós possamos lutar cada vez mais pela qualidade do ensino bíblico em nossas igrejas. Essa luta é de cada professor e aluno de qualquer igreja. Enquanto mantivermos uma atitude séria no ensino, cresceremos mais e mais no conhecimento salvífico e nos protegeremos melhor contra os enganos desse mundo.


Em Cristo,
Thiago Holanda.
21 de Março de 2018.

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