Dicas para uma aula relevante na sua Escola Bíblica
Paulo disse que os
vocacionados para o ensino devem dedicar-se a essa valorosa tarefa. Você
provavelmente deve amar o ministério do ensino e talvez seja por isso que você
esbarrou nesse artigo. Contudo, ensinar tem exigido cada vez mais dos
professores por dois motivos: primeiro, o crescimento geral do nível de
escolaridade da população, especialmente entre os mais jovens; segundo, pelo
volume massivo de informações disponível em sites e livros que, por um lado é
bom (veremos isso mais a frente), mas por outro lado nos obriga a gastar tempo
na filtragem de materiais de pesquisa.
Pensando nisso, nós
professores precisamos ter um planejamento de ensino adequado a essas novas
demandas, algo FUNDAMENTAL para a saúde da igreja. Por isso, gostaria de dar
algumas dicas que considero importantes para o bom andamento do ensino na sua
sala:
1) Seja antecipado: adquira o material do período curricular,
geralmente trimestral, com bastante antecedência. As editoras denominacionais
costumam construir a matriz curricular para o ano inteiro e já colocam as
revistas para a aquisição bem antes do período. É bom sempre estar adiantado,
especialmente quando há temas complexos, que com apenas uma semana de estudo
(entre os domingos) não é possível elaborar uma aula relevante.
2) Use material complementar: no primeiro parágrafo falei que o
aumento dos meios de acesso a informações tem um aspecto positivo. Me refiro a
esse ponto. Hoje não temos desculpas para não usar leituras adicionais, ou
mesmo fazer cursos com outros professores por meio de vídeo-aulas no YouTube,
por exemplo. Há uma imensidão de informações disponíveis para pesquisa
complementar e devemos fazer uso das mesmas.
3) Elabore um esboço e, se possível, disponibilize-o aos alunos: planejar
a aula por escrito por meio de um roteiro é tão importante quanto fazer o mesmo
para uma pregação. Escrever o esboço da aula apresenta uma série de vantagens
para o professor, e, se ele organizar esse plano de maneira apresentável,
poderá servir de material complementar para o aluno.
4) Faça revisão do conteúdo: um dia antes da sua aula não é o
momento da preparação, mas da revisão. Ou seja, é hora de reler seu esboço e relembrar
das conexões entre os pontos da aula, tentando encontrar alguma incoerência ou
conceito mal apresentado. Não fuja disso. Sei que muitos de nós, depois de
prepararmos a aula inteira, preferimos ir para outras atividades e só voltar
aquele assunto no dia da apresentação, mas revisar é fundamental para a
segurança do professor em sala de aula.
5) Faça atividades de fixação: no final da aula, procure métodos
ou exercícios de fixação. Não me refiro a questões abertas e bobas sobre o
conteúdo da aula, mas atividades em que o aluno possa interagir com aquilo que
ele acabou de aprender. Pode ir desde a desafiá-los a ir a frente e apresentar,
com suas próprias palavras, o conceito aprendido, até o convite para elaborar
um pequeno texto sobre aquele assunto, quem sabe valendo algum tipo de
premiação para os que cumprirem a tarefa.
O “Cone da
Aprendizagem” (imagem abaixo) foi desenvolvido por William Glasser e traz uma
verdade bem interessante: quanto maior a interação do aluno com o conteúdo,
maior a absorção. Assim, atividades mais passivas, tais como ler, ouvir e ver
imagens, costumam ser menos produtivas do que outras como escrever e falar.
Meu desejo é que nós possamos lutar cada vez mais pela
qualidade do ensino bíblico em nossas igrejas. Essa luta é de cada professor e
aluno de qualquer igreja. Enquanto mantivermos uma atitude séria no ensino,
cresceremos mais e mais no conhecimento salvífico e nos protegeremos melhor
contra os enganos desse mundo.
Em Cristo,
Thiago Holanda.
21 de Março de 2018.
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