Os 3 catalisadores de Deus

segunda-feira, 25 de março de 2024

Os 3 catalisadores de Deus


 

Comecei a ler o livro DISCIPLINASESPIRITUAIS PARA A VIDA CRISTÃ, de Donald S. Whitney. Há muito tempo eu desejava ler esta obra, mas não tinha a disciplina necessária para começar (irônico, não é mesmo?). Decidi, então, dar início a esse empreendimento e, já no primeiro capítulo, fui impactado por muitas verdades que me fez desejar tê-lo lido há muito mais tempo.

Pois bem, deixando esse “spoiler” de lado, quero compartilhar uma lição muito simples e enriquecedora que encontrei no capítulo 1, onde os autor fala de 3 catalisadores usados por Deus.

Antes de continuar, o que seria um catalisador?

Dando um “google”, encontrei que se trata de uma substância que pode ser adicionada a uma reação para aumentar a sua velocidade sem ser consumida durante esse processo. O autor usa esse termo para compartilhar a ideia de que Deus possui formas específicas e universais usadas para trabalhar em nós e mudar nossa essência. São “substâncias” que será usadas por Ele indefinidamente enquanto habitarmos esse mundo imperfeito e formos seres também imperfeitos.

Dos 3 catalisadores, dois não podem ser controlados por nós (não na plenitude), o outro pode. Vamos descobrir quais são?

O primeiro são as PESSOAS. Sim, Deus usa pessoas para nos moldar e nos tornar mais semelhantes a Ele. Pode ser alguém enviado para cuidar especialmente de você e te confortar em momentos de luta, como também pode ser aquele indivíduo chato que está o tempo todo ao seu lado testando sua paciência e te fazendo depender do Espírito para não perder a postura. Provérbios 27.17 diz que um homem afia outro homem. Possivelmente essa seja uma das maiores graças de ser igreja, afinal, estamos em um ambiente repleto de pecadores, como nós, tentando viver de forma semelhante a Jesus. Nesse processo, temos de lidar com imperfeições e, assim, somos afiados!

O segundo catalisador são as CIRCUNSTÂNCIAS. As muitas experiências da vida nos levam, se vivermos em dependência, para mais perto de Cristo, sejam elas boas ou ruins. Essa lição é fácil de explicar, mas muito difícil de viver. É muito bom aprender a agradecer quando uma porta se abre e as coisas dão certo (ainda assim tem gente que falha nisso). Difícil, é aprender a CONFIAR quando a porta se fecha e precisamos assistir, de camarote, nossas expectativas e sonhos afundarem no mar da desilusão. Porém, a Bíblia deixa bem claro, Deus usa os momentos bons e os ruins com o propósito de nos moldar. Romanos 8.28 nos ensina que “...todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Que Deus nos encha de graça e sabedoria para enxergarmos isso.

O terceiro catalisador são as DISCIPLINAS ESPIRITUAIS. Aqui, nós temos uma maior autonomia. Não posso acordar de manhã e escolher todas as circunstâncias a qual serei exposto e nem todas as pessoas que cruzarão o meu caminho, mas posso ter autonomia para dizer a mim mesmo: “hoje vou meditar na Bíblia”; ou “hoje usarei o meu dia para jejuar”. Inclusive, foi pensando nesse terceiro catalisador que o autor decidiu escrever o livro.

Esses três catalisadores são continuamente inseridos na história que Deus está construindo em nossas vidas. Porém, nem sempre temos a oportunidade de enxergá-los ou entende-los. Mesmo assim, estão diante de nós!

Que possamos aprender a viver confiando plenamente no que Deus está fazendo em nós!

Em Cristo,

Thiago Holanda,

25 de Março de 2024.


0 comentários :

Postar um comentário