Tristes diante dos reis e do Rei

sábado, 7 de outubro de 2023

Tristes diante dos reis e do Rei



 “¹ e eu peguei o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante dele.” (Neemias 2:1)

Esse pequeno trecho bíblico, logo no início da bela história de Neemias, traz lições preciosas para nós a respeito da tristeza de um crente. Se você conhece a história de Neemias, sabe do homem ousado que ele foi, assumindo, para si, um encargo que certamente estava muito além das suas capacidade, mas que a fé em Deus tornou possível realizar.

A história começa com Neemias desempenhando sua função diante de Artaxerxes. Porém, aquele dia estava diferente dos outros, pois Neemias não foi capaz de esconder a tristeza que havia em seu coração diante da lamentável situação do seu povo (Mateus 12:34), e essa tristeza deve ter sido tanta que ele não foi capaz de escondê-la do rei. Ao ser questionado sobre o porquê desse semblante, Neemias se encheu de temor.

O comentário de John MacArthur a respeito desse versículo diz que os reis de antigamente não aceitavam semblantes triste diante de si, e tomavam isso como uma ofensa. Neemias temeu, pois tinha receio de uma punição por parte do rei. Felizmente, Artaxerxes reagiu de maneira compassiva e ouviu atentamente o clamor de Neemias...e, não apenas ouviu, mas, movido pelo poder de Deus, foi levado a intervir em favor do povo escolhido.

Aqui residem três belas lições. A primeira é saber que não importa se nós não pudermos demonstrar nossa tristeza e angústias diante dos “reis” humanos. Os reis humanos, cheios de si próprios, podem não aceitar a manifestação de um coração dolorido, mas o Rei perfeito e celestial jamais rejeitará a oração sincera de um coração em prantos. Podemos ser julgados ou punidos por aqueles que recusam a condição do nosso coração, mas jamais seremos rejeitados pelo Rei de toda terra. Pelo contrário, é na tristeza que Ele se faz ainda mais presente em nossa história.

A segunda lição nos ensina algo muito precioso: Deus move o coração de quem Ele quiser para tornar real seu desígnio nessa terra. Artaxerxes não era um rei temente ao Senhor, mas isso não impediu que o Rei celestial movesse o seu coração como um ribeiro de águas (Provérbios 21.1).

A terceira lição nos ensina que a tristeza é parte da vida cristã, mas não deveria ser a rotina de um servo fiel. Sim, nós sempre teremos motivos para lamentar nesta vida. Seja a perda de um ente querido, a demissão de um emprego, uma doença grave ou até mesmo a distância do Senhor...tudo isso podem e até devem ser motivo para o lamento. Porém, a vida do cristão é, acima de tudo, marcada pela alegria da presença de Deus. Neemias não estava na sua terra, fazia parte de um povo em cativeiro. Ele estava longe do seu povo e dos seus parentes. Porém, a vida dele, certamente, era marcada pela alegria, afinal, no dia que ele não demonstrou estar bem, isso logo chamou a atenção de ninguém mais, ninguém menos, do que o próprio rei.

Como está sua vida em Jesus? Você é marcado pela contínua alegria ou tristeza em sua vida? Será que, a despeito das difíceis circunstâncias, você mantém a esperança no Deus de Israel?

Mesmo que as injustiças desse mundo atinjam você, e destrocem seu coração, saiba que você tem a liberdade de chegar diante do Rei celestial e abrir o seu coração em sinceridade diante Dele. O Senhor ouvirá o seu clamor e moverá, se necessário, até o coração dos incrédulos para intervir na sua história.

Creia!

Em Cristo,

Thiago Holanda – 07 de outubro de 2023.

0 comentários :

Postar um comentário