Coisas que aprendi (e estou aprendendo) como líder de jovens...

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Coisas que aprendi (e estou aprendendo) como líder de jovens...




Observação inicial: certamente muitas outras coisas são necessárias e não estão nessa lista! Esse artigo é fruto de uma experiência pessoal e ainda preciso aprender muita coisa, mas mesmo assim quero compartilhar essa pequena experiência com outros amigos ministros.

1. Você é um líder de pessoas, não de eventos e/ou projetos! Focalize na sua função pastoral e, no tempo que sobrar, coordene os projetos. Alguns líderes têm feito o sentido inverso e focado em programações sem fim usando muitas vezes desculpas horríveis como: “se deixarmos os jovens desocupados, eles vão abandonar a fé!”. Pergunto-me: que discípulos são esses que abandonam a Cristo no primeiro final de semana sem evento na igreja?

2. Discordância de líderes não é o mesmo que rebeldia. A igreja supostamente era para ser muito democrática. Ou seja, você pode discordar respeitosamente dos seus líderes, bem como outros podem (e devem!) discordar de você. Quando isso acontecer, não fique co raiva ou achando que autoridade está sento questionada (tem gente que até vai tentar fazer isso, mas é uma minoria), mas veja isso como a mão de Deus tentando corrigir algo de errado em seu ministério. Não, isso não é fácil, é bem difícil, e sempre vamos errar nesse quesito, mas reconhecer a necessidade de aprender essa lição é um grande passo.

3. Boa comunicação resolverá boa parte dos seus problemas. Sim, um líder (especialmente de jovens) sempre enfrentará muitos problemas, e dos mais diferentes possíveis. Desde uma moça que se chateou com a outra só por que recebeu um “olhar indiferente” até aquele rapaz depressivo que já tentou se matar várias vezes. Como lidar com a maioria deles? Aprendi que uma boa conversa olho no olho pode ajudar demais. Não é um remédio pra tudo, mas sempre colocará tudo em “pratos limpos” e poderá ser o primeiro passo para a solução final.

4. Leia bastante a Bíblia e, também, bons livros. Procure “andar sobre os ombros dos gigantes”. Não consigo entender como alguns líderes não se vêem como eternos aprendizes. Precisamos entender o contexto em que nossos jovens estão inseridos, estudar a Bíblia intensamente e também como autores que Deus capacitou para nos mostrar como desempenhar um bom ministério. Tem gente que alimenta preconceito com o ministros que estudam seriamente e dizem que isso é falta de fé no poder da oração (???). Para estes, sugiro um curtíssimo sermão do Spurgeon intitulado “Traga os livros” (basta buscar no Google).

5. Crie uma escala de oração onde, diariamente, você escolherá dois ou três jovens por quem interceder. Em semanas, terá orado por todos os jovens! Essa fórmula você aprende diretamente das cartas de Paulo. Vemos o apóstolo dos gentios comentando o quanto ele intercede por todos os irmãos em todas as igrejas, incluindo aquelas que ele nunca visitou!

6. Crie uma escala de visitas pastorais. Procure visitar jovens em suas casas ou sair com eles afim de criar vínculos afetivos. Nem todo mundo vai gostar muito disso, mas a maioria vai! Ser visitado demonstra dedicação a vida daquela pessoa e também conhecer um pouco mais da sua vida familiar. Presenteie seus jovens com esse tempo de qualidade.

7. Invista em grupos de estudos bíblicos ou seminários. Incentive seus jovens a lerem muito a Bíblia! Promova encontros de estudo, oficinas de treinamento e procure, com seu próprio exemplo, mostrar a necessidade de amar as Escrituras.

8. Os pais são seus grandes aliados, procure conhece-los e respeitá-los. Tenha um bom relacionamento com eles e procure sempre ratificar a autoridade da família. Contudo, haverão situações em que os pais cristãos darão conselhos antibíblicos (já passei por isso), e situações como essas são extremamente delicadas. Peça sabedoria a Deus para agir nessas situações e, se possível, procure a orientação de líderes mais experientes.

9. Nunca esqueça: você sempre pode aprender algo novo!

Em Cristo
Thiago Holanda
15/12/2017.

4 comentários :

  1. Muito bom Thaigo ... que Deus o conceda mais sabedoria ainda. E força necessaria para continuar nessa obra.
    Texto muito bom e pude aprender muito.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, atualmente estou trabalhando com os jovens e sem dúvidas esse texto me ajudou muito a como reagir em diversas situações como algumas citadas no mesmo. Obrigado e que Deus continue abençoando sua vida.

    ResponderExcluir